segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Equipe Multidisciplinar CEEBJA CIC Curitiba

Equipe Multidisciplinar CEEBJA CIC
Autor: Professor Emerson R. Pereira (emer.rpereira@gmail.com)
Estabelecimento
Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos CIC
Ensinos Fundamental e Médio.

Endereço
Rua Pedro Gusso, 1259 - CIC - Curitiba - PR - 81050-200

Telefone/Fax (41) 3229-8758
E-mail ceebjacic@yahoo.com.br

Entidade Mantenedora/NRE de juridical
Governo do Estado do Paraná / Núcleo de Curitiba

Integrantes da Equipe Multidisciplinar
Aldo Gabriel Felipe Benedito (PSS/Matemática)
Dovanir de Fátima Cavalheiro Franzo (QPM/Professora de História)
Emerson Ronald Pereira (QPM/Professor de Física e Matemática)
Lucilaine de Fátima Garcia Andrade (QPM/Professora de Biologia)
Lurdes Rocha de Souza (QPM/Professora de Língua Portuguesa)
Manoel Jair dos Santos (QPM/Professor de Biologia e Ciências)
Marcia Aparecida Pereira (QPM/Professora de Arte)
Maria do Carmo Gonçalves Majczak (QPM/Agente Educacional II - Secretária)
Milamar Celeski Piovesan (QPM/Professora de Geografia)
Soeli de Fátima Nadalim (QPM/Pedagoga)

Objetivos a serem alcançados
       Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afrobrasileiros e indígenas na formação da sociedade brasileira.
        Proporcionar condições aos alunos e professores para que apropriem-se de novos saberes dessas culturas que formam a nação brasileira.
        Promover uma nova visão da história dos africanos e indígenas do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos brasileiros em geral.
        Garantir aos brasileiros a construção da identidade cultural com referência às diversas etnias que  compõe a diversidade etnicorracial dos povos indígenas e afrodescendentes.
        Proporcionar condições aos afrobrasileiros e indígenas de promover a cidadania e a igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.






Justificativa das ações a serem realizadas
        Os encontros têm como objetivo discutir a implementação das Leis da Constituição Federal 10.639/03 e 11.645/08 nos seus Art. 5o, I, Art. 210o, Art. 206o, I, § 1o do Art. 242o, Art. 215o e Art. 216o, que modificaram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei no 9.394/96 no Art. 26 A), no Parecer CNE/CP no 03/04; na Resolução CNE/CP no 01/04; no Estatuto da Igualdade Racial; Deliberação no 04/2006-CEE/PR; na Resolução 3399/10/SEED e na Instrução no 017/2006 - SUED/SEED os quais incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática histórica e cultural afrobrasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do Paraná.
          As relações humanas transformam as sociedades e que essas mudanças também passam pelo conhecimento da diversidade do nosso país, enriquecer o currículo das diversas disciplinas, abordando conteúdos que visam conhecer, valorizar e divulgar aspectos relevantes da história dos povos africanos e indígenas no Brasil, visando a construção da sociedade brasileira. Incentivar a reflexão constante quanto à discriminação racial, a valorização da diversidade étnica, gerar debates, estimular valores e comportamentos de respeito mútuo, solidariedade e tolerância.

Fundamentação Teórica
       Este plano de ação busca promover a releitura da história do mundo africano, afrobrasileiro e indígena, suas culturas e os reflexos sobre a vida dos brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
       A lei em si não basta, é preciso que o ensino-aprendizagem tenha um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessas culturas, fazendo acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a história dos outros, ou parte dela, no entanto, a cultura universal inclui feitos afros e indígenas de grande importância, principalmente em nosso país. Entretanto, estes  são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.



AÇÕES DESENVOLVIDAS
Diagnóstico Etnicorracial da Escola
        Realizado com os alunos matriculados, uma pesquisa, sobre sua descendência, como eles se sentem na escola, tempo previsto de conclusão de sua escolaridade. Com o mesmo intuito foi feito uma pesquisa com todos os professores e funcionárois da escola, afim de sabermos sua descendência e quais as necessidades formativas dos mesmos em relação às questões étnico-raciais.
Necessidades formativas: conteúdos e conhecimentos elencados e que pautaram os estudos da Equipe Multidisciplinar.
        De cada etnia comparar, costumes, vestuário, adereços, penteados, crenças, danças, música e ritmos, literatura e pintura, gênero e diversidade sexual ligadas à cultural afro-brasileira, etc.
       O racismo no Brasil, a educação dos afro-descendentes e indígenas, o mercado de trabalho.
        Contribuições do povo negro e indígena à cultura nacional e científica.
        Grandes reinos africanos, as organizações culturais, políticas e sociais de Mali, do Congo, do Zimbabwe, do Egito, entre outros.
        Resistências do povo negro (Quilombos, revoltas, etc)
Análise dos instrumentos internos da escola
Projeto Político e Pedagógico, PPC, etc) e inserção das temáticas, afrobrasileiros e indígenas, da equipe nas disciplinas. da equipe nas disciplinas. Já estão atualizados e previsto a CERDE.
Análise do Plano de Trabalho docente (PTD) e inserção das temáticas da equipe multidisciplinar nas disciplinas.
A equipe multidisciplinar, nesse ano e os próximo, no período de capacitação e planejamento, toda a comunidade escolar de como efetivar a CERDE dentro da instituição escolar, e cada professor será instruido de como inserir em seus PTD’s  os temas da CERDE.

Análise e orientações as possíveis situações de discriminação étnico-racial.
Quando ocorrerem situações de discriminação étnico-racial será acionado a equipe multidisciplinar, ocorrerá uma análise da situação e se necessário convocação do conselho escolar para tomada das decisões e lavrado uma ata para registro do fato.
Análise dos materiais didáticos utilizados pela escola.
Nos próximos anos 2011-2012, será necessário revisão dos materiais didáticos, por parte de cada grupo de professores, de cada disciplina e acrescescentado os temas da ERER, nas sexta-feiras à noite, quinzenalmente, com a particpação.


Avaliações das ações realizadas pela equipe
            Será considerada satisfatória se todas as etapas das atividades temáticas forem desenvolvidas, de maneira que contemple a democracia,  construindo a consciência de igualdade em que todos cooperativamente possam obter uma sociedade mais fraterna e justa. Também, que se consiga organizar a culminância marcada para 21 de abril (Dia do Índio) e 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), de forma a congregar  todas as turmas, bem como as suas produções.

           Avaliação pela equipe das ações realizadas
            Uma avaliacão será feita através de uma ficha padrão, elaborada pela equipe multidisciplinar, das ações realizadas pela mesma.
          Avaliação do trabalho da equipe pela comunidade escolar
            Por meio de uma ficha padrão, elaborada para esse fim pela equipe multidisciplinar, a qual será aplicada ao final de cada realização.




Neste período a equipe promoveu as seguintes atividades:

          FEVEREIRO: nos dias 1 e 2 promoveu-se orientação, por meio de grupos de estudos, a toda comunidade escolar sobre as ações a serem realizadas pela equipe multidisciplinar no corrente ano, e em especial a necessidade de todos os professores incluírem em seu plano de trabalho docente os conteúdos relativos a história e cultura indígena, a historia e cultura africana e afro-brasileira, nas diversas áreas do conhecimento, em cumprimento as leis 10.639/03 e 11.645/08.
          No dia 18 nos reunimos para programar e distribuir tarefas para a visita técnica à reserva indígena de Piraquara.

MARÇO: no dia 26 realizou-se visita técnica a reserva indígena de Piraquara, com os integrantes da equipe multidisciplinar, educadores e educando do CEEBJA CIC (43 pessoas), visando vivenciar a realidade do índio paranaense em 2011.












           Ainda, nos reunimos no dia 30 para organizar nossa próxima ação, a Feira Cultural.


ABRIL: nos dias 19 e 20, realizou-se no CEEBJA CIC a Feira Cultural com o tema: “Cultura Indígena” com envolvimento de toda a comunidade escolar, por meio de projetos desenvolvidos em cada disciplina.
        Dia 30 estudamos documentos e leis relativos a equipe multidisciplinar, sendo a instrução 017/2006 da SUED e repasse do cronograma oficial da mesma, juntamente com os temas a serem abordados durante o ano letivo.

        MAIO: dia 05 a equipe discutiu o texto “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais”.

        Dia 19 realizou-se visita técnica ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, com enfoque na astronomia indígena.

          Em 27/05, a equipe debateu sobre a Deliberação 04/06, do Conselho Estadual de Educação, que trata das Normas Complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.









          Dia 30/05 apreciação da. Peça de teatro “O NEGRO A FLOR E O ROSÁRIO” no teatro Guaira, a qual oportunizou atividades na escola para incentivo e promoção da cultura, proporcionadas por atores direcionados pelos organizadores do próprio evento (Festival do Teatro Brasileiro), sendo atividades anteriores e posteriores a peça com feedback e questionário avaliativo.
          JUNHO: dia 03/06 em nossa reunião mensal assistimos como subsidio de reflexão e discussão sobre diferenças étnico-raciais e culturais o filme “NOSSA UNIÃO, MUITA CONFUSÃO”.

Em 16/06 aconteceu no CEEBJA a Primeira mostra de Filmes/Documentários pra reflexão sobre as comunidades indígenas: “Caramuru: a invenção do Brasil”.
           O filme foi assistido nos três períodos (manhã, tarde e noite) por professores e educandos como subsidio pedagógico para debates sobre o surgimento do Brasil, sua colonização, os habitantes que aqui residiam (os índios)m numa perspectiva crítica e analítica da situação indígena atual e da época.

          JULHO: dia 01 a equipe multidisciplinar assistiu o documentário “VISTA A MINHA PELE” sendo um vídeo destinado à discussão sobre racismo e preconceito racial no Brasil que traz consigo o preconceito social e as diferenças sociais entre negros e brancos.

          No dia 26 aconteceu uma reunião avaliativa das atividades do primeiro semestre e redefinição das atividades do 2º semestre.

         AGOSTO: dia 04, a equipe multidisciplinar reuniu-se para uma retrospectiva sobre as discussões ocorridas no 8º Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, acontecido em Pinhais nos dias 27, 28 e 29/07 do qual participaram a Coordenadora da Equipe, Soeli de Fatima Nadalim e o integrante Aldo Gabriel Felipe Benedito e que trouxeram com bagagem as análises do histórico, desafios e perspectivas da educação indígena, afro-brasileira, africana e diversidade na educação pública paranaense.

SETEMBRO: Segunda mostra de Filmes/Documentários pra reflexão sobre o povo Africano e os Afrodescendentes.
 O filme foi passado no período da Tarde/Noite no dia 22 (Quinta-feira).





          OUTUBRO: Visita técnica à comunidade quilombola João Surá em Adrianópolis que seria realizada dia 20/08, mas devido a condições climáticas tiverem de ser adiadas para 21/10.

 

OBS: Sabedores das datas estipuladas pela SEED/CERDE, a equipe ajustou seu cronograma de atividades, porém nem sempre foram efetivas nas referidas datas. Todavia, o trabalho da mesma, vem sendo desenvolvido de forma plena buscando sempre uma educação voltada para a cidadania e o respeito as diferenças.

OUTRAS AÇÕES DO CEEBJA CIC
Utilização de Tecnologias Assistivas para portadores de necessidades especiais educacionais.





Fábio Adriano Vilinavicius, estuda atualmente história, ensino médio e nesse momento está resolvendo uma atividade, utilizando o computador. (Foto: 24/10/2011)



Antônio Nelson da Silva, 46 anos, deficiente visual, cursando ensino médio, estuda Geografia e História utilizando DOSVOX e EDIVOX. (Foto: 12/09/2011)















John Willian, 22 anos, surdo com as tradutoras de Libras, Bruna Andrade e Ravena Maia (Foto: 25/10/2011)




2 comentários: